1 de janeiro de 2013

Tudo Sobre Lobos

Alcateia - Foto de Yair Leibovich
Alcateia - Foto de Yair Leibovich
Essa foto é a cabeça da página O Lobo do Rock no Facebook
Inauguro este novo capítulo do Blog Scubi, o Lobo do Rock para falar dos Lobos, essa espécie maravilhosa, mas ameaçada de extinção. Esta página será ampliada e atualizada conforme a ocorrência de novas ideias do autor. Aceito sugestões!


Foto de Beth Stewart
Beth Stewart
O Lobo ou lobo-cinzento (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo, originário do período Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás. O sequenciamento de DNA e estudos genéticos reafirmam que o lobo cinzento é ancestral do cão doméstico (Canis lupus familiaris), contudo alguns aspectos desta afirmação têm sido questionados recentemente. 

Uma série de outras subespécies do lobo-cinzento foram identificadas, embora o número real de subespécies ainda esteja em discussão. Os lobos-cinzentos são tipicamente os grandes predadores nos ecossistemas que ocupam. Embora não sejam tão adaptáveis à presença humana como geralmente ocorre com as demais espécies de canídeos, os lobos se desenvolveram em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmo em algumas áreas urbanas. 

O lobo-cinzento, o lobo-vermelho (Canis rufus) e o lobo-etíope (Canis simensis) são as únicas três espécies classificadas como lobos. Os demais lobos pertencem a subespécies. 

Lobo ou lobo-cinzento (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo, originário do período Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás. O sequenciamento de DNA e estudos genéticos reafirmam que o lobo cinzento é ancestral do cão doméstico (Canis lupus familiaris), contudo alguns aspectos desta afirmação têm sido questionados recentemente. 

Uma série de outras subespécies do lobo-cinzento foram identificadas, embora o número real de subespécies ainda esteja em discussão. Os lobos-cinzentos são tipicamente os grandes predadores nos ecossistemas que ocupam. Embora não sejam tão adaptáveis à presença humana como geralmente ocorre com as demais espécies de canídeos, os lobos se desenvolveram em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmo em algumas áreas urbanas. O lobo-cinzento, o lobo-vermelho (Canis rufus) e o lobo-etíope (Canis simensis) são as únicas três espécies classificadas como lobos. Os demais lobos pertencem a subespécies.  (fonte: Wikipedia)


*   *   *


Você já ouviu falar do Lobo-Guará? Esse lobo é uma espécie de mamífero que vive principalmente no cerrado brasileiro e é considerado o maior canídeo Sul-Americano. Além do território brasileiro, ele pode ser visto na Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus e apresenta parentesco com os cachorros domésticos e os lobos selvagens.
Lobo Guará

De pernas longas, orelhas grandes e pelos de cor laranja-avermelhada em grande parte do corpo, esse animal atinge até um metro de altura e chega a pesar até 30 quilos. Apresenta uma região no dorso e nas patas dianteiras e traseiras com pelos pretos. No pescoço do animal, no interior das suas orelhas e na cauda, os pelos são brancos.

O lobo-guará é visto normalmente no fim do dia, caminhando elegantemente pelas áreas de campo. Não apresenta grandes riscos aos humanos, só atacando quando se sentem ameaçados, sendo esse comportamento muito raro.

A cabeça do lobo-guará assemelha-se a de uma raposa


Geralmente vivem sozinhos e só procuram companhia na época de reprodução. Só se reproduzem uma vez por ano e a gestação pode durar aproximadamente 65 dias. Normalmente nascem de 2 a 5 filhotes, que inicialmente apresentam pelagem preta. Os filhotinhos são cuidados pela mãe e pelo pai.


A dieta do lobo-guará é onívora, pois alimentam-se de pequenos animais e de frutos. A lobeira (Solanum lycocarpum) recebeu esse nome por servir de alimento para esse animal, sendo considerada uma importante e constante parte da sua alimentação. Uma relação interessante surgiu entre esse animal e a lobeira. Observou-se que as sementes, após passarem pelo sistema digestório do lobo-guará, germinam mais rápido quando comparadas àquelas que não passaram. A lobeira ajuda o lobo, e o lobo ajuda a lobeira!

A alimentação do lobo-guará varia durante as estações seca e chuvosa do Cerrado. Quando é época de chuva, ele alimenta-se mais de frutos. Quando a estação é seca, a baixa quantidade de plantas faz com que esse animal opte por uma dieta mais voltada para pequenos animais.

O lobo-guará sofre muito com a destruição do ambiente, obrigando-os a procurarem outros lugares para viver e alimentar-se. Nessa procura, muitos são atropelados em estradas. Segundo fazendeiros, eles atacam a criação de galinhas e porcos, sendo assim, esses animais, além de terem seu habitat destruído, têm que lidar com a caça. Diante de tantos problemas, não é de se assustar que ele se encontra classificado como vulnerável à extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).

Sendo assim, é de fundamental importância que projetos para a preservação da área habitada pelos animais sejam realizados. A população também deve ajudar, não queimando áreas de cerrado, não desmatando, não realizando a caça e tendo bastante atenção ao viajar.

Juntos podemos evitar a extinção de várias espécies!


Por Ma. Vanessa dos Santos (Fonte: Escolakids)


*   *   *

"A Lady e o Lobo" é a saga de dois lobos (Alpha e Omega) que tentam voltar para casa

O Lobo e a Luaum conto de Sócrates 

10 razões para se amar os Lobos 


- Máscaras de Lobo e Lobisomem

- Joguinho infantil


- Lobo Mau
O Lobo Mau é um personagem criado séculos atrás e ainda utilizado com frequência hoje em dia, já que encontra-se emdomínio público.Aparece em inúmeras fábulas folclóricas,incluindo as Fábulas de Esopo,e nas histórias dos Irmãos Grimm.
O Lobo fictício e mal-intencionado famoso por seu apetite e seu talento em "soprar e bufar" apareceu em histórias clássicas como Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo e Chapeuzinho Vermelho; no programa de televisão infantil Sesame Street; no filme de animação Deu a Louca na Chapeuzinho; nos filmes da série Shrek; etc... O personagem também foi referenciado na série de ficção científica Doctor Who.
As histórias do Lobo Mau nasceram na Europa, onde o lobo sempre foi um animal incompreendido e temido.


Video sobre como os lobos afetam os rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!