26 de outubro de 2014

O baixista Jack Bruce deixa este mundo aos 71 anos

Jack BruceO baixista Jack Bruce, ex-integrante da banda Cream, morreu aos 71 anos de uma doença hepática, informou neste sábado (25/10) sua família. Ele havia passado por um transplante de fígado em 2003.
Em comunicado publicado na página do artista na internet, os familiares comentaram sobre a sua morte.

"É com grande tristeza que nós, a família de Jack, anunciamos a morte de nosso amado Jack: marido, pai, avô e lenda. O mundo da música será um lugar mais pobre sem ele, mas ele vive em sua música e eternamente em seus corações", disse o texto.

Sua agente, Claire Singers, acrescentou que Bruce morreu "rodeado de sua família" em sua casa do condado inglês de Suffolk. Bruce, que nasceu em Glasgow, começou a tocar baixo quando adolescente e deixou a escola de música porque não era permitido que tocasse jazz.

Depois de passagens por bandas britânicas de blues, ele recusou uma oferta de trabalho com o cantor norte-americano de soul Marvin Gaye a fim de se casar, de acordo com seu site. Ele conheceu Clapton enquanto tocava em outra banda e os dois montaram a Cream em 1966 com o baterista Ginger Baker.




Considerado um dos grandes nomes da história do rock, o power trio vendeu 35 milhões de álbuns em dois anos na década de 1960 e recebeu o primeiro disco de platina do mundo pelo trabalho em "Wheels of Fire". Bruce coescreveu e cantou a maioria das canções da banda, entre elas "I feel free", "White room", "Politician" e "Sunshine of your love".

O grupo se separou em novembro de 1968, no auge de sua popularidade, e posteriormente se reuniu um par de vezes em 1993 e 2005. Algumas das canções do Cream são interpretadas até hoje nas apresentações ao vivo de Eric Clapton.

Em 2010, Bruce lançou sua biografia "Composing himself", ainda não publicada no Brasil. Dois anos depois, em outubro de 2012, o baixista fez dois concertos em São Paulo e Porto Alegre, acompanhado de sua Big Blues Band. (Fonte: Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!