5 de março de 2013

Toccata e Fugue in D minor, BWV 565, é uma peça escrita por Bach


Toccata e Fuga em D menor, BWV 565, de Johann Sebastian Bach
Primeira página da BWV 565
A Toccata e Fuga em D menor, BWV 565, é uma peça de música de órgão escrita por Johann Sebastian Bach entre 1703 e 1707. É uma das obras mais famosas do repertório de órgão, e tem sido usado em uma variedade de meios populares que variam de filme, jogos de vídeo, a música rock, e ringtones. Mais recentemente, foi utilizada no comercial de lançamento da Caras Silver Collection, publicado no blog Meu Blues Pra Você.

Como indicado pelo título aceito da peça, a Toccata e Fuga é pontuada em ré menor. Não está no modo dórico, como a armadura da clave supõe, como era prática comum no período barroco de escrever em tom principais acidentes do que na armadura de clave. Ela começa com um floreio única voz nas faixas superiores do teclado, dobrou à oitava. Em seguida, espirais em direção ao fundo, onde um acorde de sétima diminuta aparece, construído uma nota de cada vez. Isso resolve em um acorde D maior, tirada do modo paralelo maior.


O tema da fuga de quatro vozes é feita inteiramente de semicolcheias, com um ponto pedal implícita contra um assunto breve melódica que cai primeiro, em seguida, sobe. A segunda entrada começa na chave sub-dominante, em vez de a chave dominante. Embora raro que uma fuga de Bach, é uma resposta real e é adequado na sequência de um sujeito que progride a partir de V para I a V e, em seguida, abaixo eu por um salto. Uma resposta simples dominante soaria atonal e estranho em uma peça barroca.

Após a entrada final da melodia em forma de fuga, a composição resolve da chave principal correspondente, B-flat, que é realizada. De lá, um coda é jogado como uma cadência muito parecido com a Toccata em si, resolvendo uma série de acordes seguido por arpejos que evoluem para outros acordes pareados, cada um pouco mais baixo do que o anterior, levando para a final da assinatura que é tão reconhecível como a introdução de Toccata



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!