13 de maio de 2009

Radio RockPuro faz uma semana com raridades bacanas do rock

brp 98 - maio 2009 - ano2

RockPuro.net comunica: falta pouquíssimo para Junho, nosso mês de aniversário, que virá com um montão de novidades. Preparando o nosso caminho, trocamos de servidor, alguns dos novos programas já estão na grade regular, novas músicas enriquecem nossa programação e nosso site está com as reformas quase concluídas. Tudo para você ouvir o "Rock mais honesto da Web", sempre trazendo muita qualidade para a trilha musical do seu dia a dia.

O Grand Funk Railroad foi muito injustiçado na época, diziam que os caras não sabiam nem tocar. Maldade pura. Eles faziam um rockinho sem vergonha muito bom que nós iremos conferir em 3 grandes álbuns nas manhãs dessa semana: E Pluribus Funk, Survival e o Phoenix, para a alegria de muitos.

Depois do almoço, rock digestivo de primeira: Apple, na série Selos & Catálogos, um festival de dedos com o Rick Wakeman em Reserva Especial, além de uma edição com Os Mutantes. A nova série Billboard TopHits desfila o listão de 1973. São programas do Eduardo Marins que, em mais uma edição de A Grande Viagem, vai nos levar para conferir o Rock Argentino, sinônimo de rock de qualidade.

Teremos uma banda paulistana muito bacana, o Kris Kringle, meus amigos de juventude, e com uma história interessante, que teve muitos músicos importantes na sua formação. Esse disco foi remasterizado pelo Silvio Altino, que escreveu à respeito na coluna dos colaboradores. Se você tiver algum som nacional da época, com boa qualidade e quiser passar para nós, entre em contato. É sempre importante mostrar o trabalho dos nossos músicos.

Você conhece o Mellotron? é o instrumento que, junto com o Moog e o orgão Hammond não faltava em nenhuma banda que experimentava novos sons. Era o bisavô dos teclados digitais com samplers e fazia milagres nas músicas que gostamos tanto. Uma orquestra de tocadores de fita em carretéis pequenos, só 8 segundos de duração. Sem esse recurso, muito rock progressivo nem teria existido. Confira no programa Tendências, em 2 edições: Mellotron e Hammond & Moog.

Ainda teremos uma programação incrível à noite, com uma gravação ao vivo do Free em grande forma para a Radiohuset fm, Estocolmo. A pérola dessa semana é o show da banda carioca Veludo, ex Veludo Elétrico. Fantástica formação musical num espetáculo progressivo perdido no tempo e no espaço, resgatado apenas porque um fã levou um gravador e depois prensou 2000 cópias. Imperdível.

Jornadas do Dinossauro traz outra grande viagem pelo maravilhoso som de bandas progressivas muito sérias: Van Der Graaf Generator, It's a Beautiful Day, I'll Wind, Focus e Anthony Phillips.


Aviso:
1) As nossas colunas foram atualizadas com um monte de assuntos interessantes para você se informar. Visite e boa diversão!
2) Programas Especiais agora rolam durante as madrugadas também.
Grandes atrações entram sem aviso prévio, fique atento!
3) ORKUT avisa!! A comunidade RockPuro sempre está aberta e convida os amigos que quiserem se cadastrar. Todos são bem vindos, mas lembramos que RockPuro não se responsabiliza pela comunidade, que não nos pertence.

Agenda da semana

3ª Feira, 12 de maio:

11hs: Albuns Puros - Grand Funk Railroad - E Pluribus Funk. Claro que o disco "da moeda" não poderia deixar de ter uma audição por inteiro, para a gente ouvir como foi pensado na época de sua produção. Grande pedida para terminar a manhã.

14hs: Selos & Catálogos - Apple. O selo dos Beatles, num super programa focando o trabalho dos caras e nomes legais como Iveys, Trash, Chris Hodge, Badfinger, Billy Preston, Jackie Lomax e Os Beatles. Produzido por Eduardo Marins.

17hs: Tendências - Mellotron Versátil. Esse incrível instrumento, extremamente versátil para uma época onde não existiam samplers é, na verdade, um teclado que comandava um banco de fitas magnéticas de áudio, cada uma com aproximadamente oito segundos de duração. Quando a tecla era pressionada, a cabeça de do leitor se posicionava para tocar um som pré-gravado. Era praticamente uma orquestra e muitos músicos de peso fizeram bom uso dele: Beatles, Gentle Giant, Camel, Rolling Stones, Thin Lizzy... Produzido por Eduardo Marins.

22hs: Jornadas do Dinossauro. Bandas progressivas que fizeram o "Melhor Rock Progressivo do Universo" com suas propostas além do contexto da época, numa viagem de muitas experiências e grandes descobertas. Nessa edição: The Moody Blues, Genesis, Mezquita, Anthony Phillips, It's a Beautiful Day, Van Der Graaf Generator, Focus, Artsruni, I'll Wind, Galadriel e La Máquina de Hacer Pájaros.

4ª Feira, 13 de maio:

11hs: Albuns Puros - Grand Funk Railroad - Survival. Um discão. Nem é preciso comentar, porque todo roqueiro de respeito já possuiu uma cópia.

15hs: Albuns Puros - Kris Kringle - Sodom. Kris Kringle era uma das variantes do grupo Memphis, campeão das domingueiras paulistanas no Clube Pinheiros e Círculo Militar. O grupo também deu origem ao Lee Jackson, que fez muito sucesso ainda na década de 1970. Veja quem passou pela banda: Dudu França, bateria e lead vocal; Marcos Maynard (Marcão), guitarra, teclados e vocais; Juvir Moretti (Xilo), guitarra e vocais; Marco Antônio Fernandes Cardoso (Nescau), baixo e vocais; Otávio Augusto Fernandes Cardoso (Otavinho, o Pete Dunaway), guitarra, teclados e vocais.

18hs: Billboard TopHits. Mais uma edição do listão mais importante dos anos 70, destacando sucessos de 1973. Ouviremos Doobie Brothers, Sweet, Edgar Winter, Pink Floyd, David Bowie, Steely Dan, Deep Purple... Produzido por Eduardo Marins.

Doobie Brothers - Listen to the Music



21hs: Grandes Concertos - Free - Radiohuset fm, Estocolmo. Super qualidade nessa gravação à partir da transmissão em Fm, gravado em 75 e que traz Paul Rogers e a banda em grande forma.

Free - live at Isle of Wight



5ªFeira, 14 de maio

11hs: Albuns Puros - Grand Funk Railroad - Phoenix. A gravação é de 72 e esse foi o sexto álbum da banda. Também foi o primeiro sem a produção competente do Terry Knight. Mesmo assim é um bom disco.

13hs: Reserva Especial - Rick Wakeman. Um verdadeiro ícone na história do Rock Progressivo, esse herói dos teclados trouxe sua marca para bandas importantes como o Yes. Claro que você conhece, boa diversão. Produzido por Eduardo Marins.

15hs: A Grande Viagen - Argentina. Los hermanos del Sur sempre produziram rock de excelente qualidade, provavelmante o país mais roqueiro da América do Sul na época. Vamos viajar e descobrir o som de Aquelarre, Espiritu, Sui Generis, León Gieco, Invisible, Vox Dei, Pescado Rabioso e muitos outros. Produzido por Eduardo Marins.

22hs: Grandes Concertos - Veludo ao Vivo! Rara oportunidade para se ouvir a banda do tecladista Elias Mizrahi, que tinha ainda o grande guitarrista Paulo de Castro, o ex-Bolha, Gustavo Schoeter (a Cor do Som) e no baixo Pedro Jaguaribe. Na primeira formação se chamava Veludo Eletrico, e chegou a ter entre seus integrantes Lulu Santos e Fernando Gama (Vímana), Rui Motta, Tulio Mourao e Luciano Alvez (que passaram pelos Mutantes liderado por Serginho Dias).

6ª Feira, 15 de maio

11hs: Jornadas do Dinossauro. Bandas progressivas que fizeram o "Melhor Rock Progressivo do Universo" com suas propostas além do contexto da época, numa viagem de muitas experiências e grandes descobertas. Nessa edição: The Moody Blues, Genesis, Mezquita, Anthony Phillips, It's a Beautiful Day, Van Der Graaf Generator, Focus, Artsruni, I'll Wind, Galadriel e La Máquina de Hacer Pájaros.

15hs: Tendências - Hammond e Moog. A sonoridade inconfundível e única de um excelente orgão e do primeiro sintetizador numa perfeita combinação que marcou uma época onde os tecladistas eram músicos de verdade, com profundo conhecimento da matéria, muito antes dos samplers e teclados japoneses chegarem para pasteurizar toda a música do mundo. Ouviremos ELP, Triumvirat, L'Uovo di Colombo, Crucis e Le Orme.

18hs: Reserva Especial - Mutantes! Para terminar a semana iremos conferir esse super especial com os trabalhos mais bacanas da mais psicodélica das bandas nacionais. Produzido por Eduardo Marins.

23hs: Grandes Concertos - Focus in America. Como é longo e com momentos incríveis, vai ser apresentado na íntegra. Grandes momentos num registro repleto de material do arquivo do Thijs van Leer, inédito e com boa remasterização. Para entrar na madrugada ouvindo.

Focus live in 1973


Vida longa ao Rock'n'Roll, pessoal!
sérgio avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!